domingo

Volta às aulas é prova de fogo para o trânsito do Recife

A expectativa aumenta, sobretudo, na Zona Norte e área central do Recife, por conta da mudança feita pela Prefeitura do Recife na Avenida Agamenon Magalhães, proibindo os giros à esquerda

Mudanças feitas na Agamenon Magalhães devem complicar ainda mais o trânsito no entorno das escolas / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Mudanças feitas na Agamenon Magalhães devem complicar ainda mais o trânsito no entorno das escolas

A segunda-feira (1º/08) promete ser de caos nas principais ruas do Recife, principalmente nas que possuem escolas em seu entorno. Com o retorno das aulas na rede privada de ensino, o fluxo de veículos cresce aproximadamente 30%. A expectativa aumenta, sobretudo, na Zona Norte e área central do Recife, por conta da mudança feita pela Prefeitura do Recife na Avenida Agamenon Magalhães, proibindo os giros à esquerda.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estará nas imediações dos maiores colégios para tentar dar fluidez ao tráfego, mas a ação está programada apenas até o fim da semana. Depois, pais, alunos e escolas dependerão apenas do bom senso e da educação ao volante de todos.

“Precisamos da consciência dos pais-motoristas na hora de fazer o embarque ou desembarque dos filhos. Esta semana estaremos atuando no entorno de 11 escolas da capital, orientando os condutores e fiscalizando os abusos, mas não temos como estar presente o tempo todo, em todos os lugares. Não há efetivo para isso e, mesmo que tivéssemos mais de mil homens à disposição, não daríamos conta da rede de ensino”, argumenta a presidente da CTTU, Maria de Pompéia.

Justamente por conta da proibição dos giros à esquerda na Agamenon, a Avenida Rui Barbosa foi uma das que recebeu acréscimo no número de veículos circulantes, o que deve piorar com a volta às aulas. Nela está situado o Colégio Vera Cruz, que disponibiliza cerca de 50 vagas para que os pais possam entrar e deixar seus filhos.

REFORÇO - Com o retorno às aulas, a partir desta segunda, educadores e agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão nos principais corredores escolares para orientar os motoristas e reduzir a parada e o estacionamento em fila dupla e em locais proibidos. As equipes irão percorrer ruas próximas a 11 escolas de grande e médio porte, localizadas em vias com intenso fluxo de veículos. A campanha de “Volta às Aulas” segue até a sexta-feira.

Na Zona Norte do Recife, a fiscalização atuará nas ruas adjacentes aos Colégios Damas, São Luiz e Agnes. Já na Zona Sul, serão monitoradas as vias próximas ao Santa Maria, Boa Viagem, Atual e Motivo. Por fim, a operação será realizada ainda na área central do Recife, nas imediações dos colégios Saber Viver, Salesiano, Nossa Senhora do Carmo e GGE. Cerca de 30 agentes de trânsito irão fazer a fiscalização, alternadamente, nos horários de entrada e saída dos estudantes (7h às 8h30; 11h30 às 13h e 17h às 18h30).

Os motoristas que insistirem em parar o veículo em local proibido poderão ser notificados. As infrações para estacionamento ou parada irregular são classificadas de leve, média e grave, e a multa varia de R$53,20 a R$ 127,69; com pontos de 3 a 5 na Carteira Nacional de Habilitação. Com ajuda de placas indicativas, os educadores da CTTU vão trabalhar a questão do respeito à sinalização e normas de convivência no trânsito, assim como o desembarque seguro dos estudantes.

IFO/JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário