domingo

Vacinação contra sarampo termina hoje. No Estado, 736.715 crianças já receberam a dose

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2e0_USYEcbQLJF5_MGD0TGr_KCJgYA84JP0nRy2ByQ_iCT1KhZ7F6yDLjnU6p-yrL-P4na_kXxf1VFkZYgzy2uLi9k422WXonswmGsHzbb1EufIfDRxBUrBJdvFQEua07bqChWdmKr0Dn/s1600/Vacina.jpg

As mães que ainda não levaram os filhos para serem vacinados contra o sarampo devem ficar atentas e correrem até um posto de saúde mais próximo de casa, pois a campanha de vacinação termina hoje. De acordo com os dados do Ministério da Saú­de, até a última quarta-feira, quase nove milhões de crianças com idades entre 1 e 6 anos foram imunizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dos pequenos na faixa etária estabelecida. Na última quarta-feira, o número de vacinados correspondia a uma cobertura de 85,72% da população estimada de crianças de 1 a 6 anos, que é de 10.253.073. No Recife, segundo a assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 98 mil crianças receberam a dose da vacina. Na Capital, a imunização acontece em 118 postos de Saúde da Família (PSF) e em uma unidade volante instalada no Shopping Boa Vista, no Centro.
Apesar de o Estado não ter apresentado casos da doença há quase 11 anos, a coordenadora do Programa de Imunizações da SES, Ana Katarina Melo, afirma que é importante continuar imunizando as crianças pernambucanas. “Ainda existem países europeus, como a França, que passam por surtos da doença. Por isso, precisamos previr para quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, explicou.
Ainda de acordo com Ana Katarina Melo, foram vacinadas, em Pernambuco, até o momento, 736.715 crianças (88%) que têm entre 1 e 6 anos. “Estamos esperando os da­dos dos municípios para termos o resultado final da campanha. Caso o número não seja favorável, poderemos prorrogar o período de vacinação”, disse a coordenadora do Programa de Imunizações da SES.
PRORROGAÇÃO
As prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e de Caruaru, no Agreste, prorrogaram a vacinação das crianças até o dia 5 de agosto. As administrações municipais resolveram estender o prazo para tentar chegar à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde avaliará os números das crianças vacinadas em Pernambuco até hoje e não descarta também prorrogar o prazo.
Saiba mais
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas vermelhas na pele, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Este ano, até 19 de julho, foram notificados 18 casos no Brasil, relacionados à importação de vírus de genótipo D-4, que circula na Europa. A doença atingiu doentes nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí e no Distrito Federal.

IFO/Diego Mendes, de Grande Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário